Carmelo do Menino Jesus
Carmelo do Menino Jesus
Rua César Stalivieri, 527
Bairro São Leopoldo
CEP 95080-380
Caxias do Sul - Rio Grande do Sul
E-mail: teresadejesus@terra.com.br
Fone : (54) 3228-3635
O Carmelo do Menino Jesus de Caxias do Sul foi fundado em 08 de julho de 1951. Esteve à frente desta fundação Madre Ângela Maria da Imaculada Conceição, natural de Barcelona, Espanha.
Sensibilizada pela falta de acolhida que o Filho de Deus teve ao vir ao mundo – “Não havia lugar para eles” (Lc 2,7) – propôs a esta nova comunidade a espiritualidade do Natal.
Desejou Madre Ângela que as Irmãs ai se dedicassem à contemplação e ao acolhimento do Verbo Encarnado, de modo a reparar a rejeição que Jesus sofreu naquela noite santa do Natal. Quis que pela devoção à santa Infância de Jesus, no cultivo das virtudes cristãs ensinadas pelo Mestre divino em seu Evangelho este Carmelo fosse uma gruta de Belém, onde as felizes habitantes sejam testemunhas de Fé no grande mistério da Encarnação.
A missa de inauguração foi celebrada na Catedral Santa Teresa. Destacamos algumas palavras dirigidas às Fundadoras nessa ocasião e que ainda hoje fazem eco em nosso coração:
“Hoje, Santa Teresa de Jesus, a incansável construtora de Carmelos, assentará definitivamente seu trono nesta cidade, que a escolheu por sua Padroeira e que hoje recebe de braços abertos suas humildes filhas. Ide pois, queridas Irmãs Carmelitas, santificai-vos. Fazei de vossa vida um holocausto perene e agradável aos olhos do Senhor! E que seja o vosso Carmelo a escada, pela qual subam vossas orações e sacrifícios e desçam as bênçãos e misericórdias divinas sobre a nossa cidade e nossa Diocese”.
Logo foram surgindo muitas jovens cheias de fé e ideal que se decidiram pela vocação do Carmelo. Surgiu então desse Carmelo de Caxias do Sul uma nova fundação na cidade de Santo Ângelo.
Hoje nossa comunidade é composta por 18 Irmãs, onde unidas vivemos a alegria do carisma teresiano, ajudando-nos mutuamente na vivência da vocação, tendo como ideal a intimidade com Deus.
O essencial do Carmelo não está nas ações ou atividades, mas em ser fermento do transcendente dentro da humanidade. A espiritualidade carmelitana é uma água viva em cuja nascente todos podem beber à vontade, encontrando ali o caminho da oração e intimidade com Deus.
Oração
Oração é um trato de amizade com Deus, estando muitas vezes à sós com quem sabemos que nos ama.
(Santa Teresa de Jesus)
Eucaristia Ápice de nossa vida
Quando consagrar essa Hóstia em que Jesus, “o único santo”, vai se encarnar, quer consagrar-me com Ele como uma hóstia de louvor de sua glória (Hb 13,14), para que as minhas aspirações, todos os meus movimentos, todos os meus atos sejam uma homenagem prestada à sua santidade?
(Santa Elisabete da Trindade)
Liturgia das Horas
Encontro comunitário em união com toda Igreja
Trabalho
Paramentos liturgicos
Bordados em toalhas